Início / Alimentação saudável / Mês Mundial da Alimentação: mais saúde para você e para o mundo

Mês Mundial da Alimentação: mais saúde para você e para o mundo

Por

26 de outubro de 2022

Em 16 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Alimentação que tem o objetivo de chamar a atenção do público para questões relacionadas à alimentação. Nos restaurantes in company da alimentaSesi, transformamos essa data em um mês inteiro de conscientização sobre hábitos alimentares mais saudáveis.

Continue lendo para entender porquê essa data é tão importante e saber mais sobre os temas da campanha do Mês Mundial da Alimentação da alimentaSesi.

A história do Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado pela primeira vez em 1981, com o tema “A alimentação em primeiro lugar”. O dia 16 de outubro foi escolhido por ser o aniversário de fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), criada em 1945 para atender as necessidades das vítimas da fome após a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, mais de 150 países fazem parte da celebração realizando atividades culturais, esportivas, acadêmicas e sociais com base em 4 pilares:

  • Melhor nutrição;
  • Melhor produção;
  • Melhor ambiente;
  • Melhor qualidade de vida.

“Não deixe ninguém para trás”

Todos os anos, um tema é escolhido para marcar o Dia Mundial da Alimentação. O de 2022, “Não deixe ninguém para trás”, foi definido por conta do cenário de incerteza marcado pelo pós-pandemia, conflitos entre países e crise econômica, que desafia a segurança alimentar do planeta.

Só no Brasil, são 33,1 milhões de pessoas em situação de fome, de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. O estudo foi conduzido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar entre novembro de 2021 e abril de 2022.

Mês Mundial da Alimentação na alimentaSesi

Nas campanhas educativas da alimentaSesi, reforçamos o que cada pessoa pode fazer para melhorar o panorama da alimentação. São ações que envolvem desde melhores escolhas nas refeições até o aproveitamento integral dos alimentos e planejamento doméstico para evitar o desperdício. Assim, de forma individual, podemos nos juntar ao movimento por mais segurança alimentar a todos.

Nossas campanhas se baseiam nos seguintes pilares:

  • Alimentação saudável
  • Redução do consumo de frituras
  • Redução do sódio
  • Consumo consciente e redução do desperdício

Cada um desses tópicos é abordado em diferentes momentos do ano e, agora, durante o Mês Mundial da Alimentação, juntamos todos os itens em uma única campanha. Continue lendo para saber mais!

Alimentação saudável

Não basta comer, é preciso ingerir alimentos que supram as necessidades nutricionais do organismo. E isso não quer dizer que você deva deixar de consumir coisas que gosta, pelo contrário, é preciso apostar na variedade. E existe uma receita fácil de seguir para  isso!

Os nutricionistas da alimentaSesi recomendam que, nas refeições principais, 50% do prato seja preenchido com verduras, legumes e frutas; 25% corresponda aos carboidratos; e os 25% restantes, por proteínas de origem animal e vegetal.

E quanto mais colorido, melhor! Isso porque alimentos de diferentes cores possuem diferentes nutrientes, garantindo tudo o que seu corpo precisa para manter-se saudável e com disposição. Já temos um conteúdo aqui no blog que explica como montar um prato saudável e o que significa cada cor nos alimentos. Vale a pena conferir!

Preparo mais saudável dos alimentos

Você sabia que a forma como preparamos os alimentos interfere no seu valor nutricional? Com a campanha “Feito no Forno”, estimulamos o consumo de pratos assados ou grelhados e a redução de frituras a fim de controlar os níveis de colesterol e doenças relacionadas.

Durante o processo de fritura, a gordura, óleo ou azeite utilizados se transformam em gordura saturada que, em grandes quantidades no organismo, aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminui os de colesterol bom (HDL), o que pode levar a problemas como:

  • Doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Diabetes;
  • Obesidade.

E além de contribuir para o desenvolvimento de doenças, os alimentos fritos são pouco nutritivos, pois passam por um processo de desidratação e perda de nutrientes.

Nos restaurantes da alimentaSesi, diminuímos a oferta de alimentos fritos e disponibilizamos outras opções mais saudáveis no buffet. Assim, cada trabalhador pode fazer suas escolhas.

E não é preciso eliminar as frituras da sua vida – afinal, ninguém resiste a uma porção de batatas fritas! Mas é importante reduzir o seu consumo de alimentos fritos, variando as formas de preparo.

Para conhecer outras formas de cozinhar os alimentos sem perder o sabor, confira as dicas que já demos aqui em nosso blog.

Redução de sódio

O sódio é visto por muitos como um vilão para a pressão arterial. Mas não é bem assim. Ele é essencial para manter o equilíbrio de fluídos em nosso corpo e para garantir que nervos e músculos desempenhem bem suas funções, entre outros.


Assim como tudo o que falamos até aqui, quando falamos de sódio, o segredo está na moderação. A quantidade ideal diária recomendada é de 2g, o que equivale a 5g de sal. Porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros consomem, em média, o dobro dessa quantia.

Para contornar essa situação, a campanha da alimentaSesi estimula a substituição do sal por temperos naturais como pimenta, limão, alho e manjericão em alguns preparos. Inclusive, também damos preferência aos condimentos frescos e naturais nos pratos que servimos em nossos restaurantes in company.

Um outro pilar importante dessa ação é o consumo moderado de alimentos processados e ultraprocessados que contém muito sódio em sua composição. Confira outras dicas nesse conteúdo do nosso blog e experimente mais sabores!

Consumo consciente e redução do desperdício

De acordo com a ONU, são desperdiçadas cerca de 27 milhões de toneladas por ano no Brasil. E, dessa quantia, 60% são provenientes do consumo familiar. Ou seja, as ações individuais são muito importantes para reduzir esse número e evitar as consequências do desperdício.

Entre os principais efeitos de tantos alimentos serem jogados no lixo todos os dias, está o impacto ambiental da produção de algo que nem foi utilizado e o encarecimento dos produtos – o que dificulta o acesso e põe muitas pessoas em situação de insegurança alimentar.

Nos restaurantes da alimentaSesi, o nosso mascote, Zé Sobrinha, está sempre por perto para lembrar os trabalhadores de colocar no prato apenas aquilo que vão comer, e nossos sobrômetros medem a quantidade de desperdício em cada unidade.

Mas não você pode fazer a sua parte de casa!

O primeiro passo para evitar jogar alimentos fora é o planejamento de suas refeições e da lista de compra. Antes de ir ao mercado, pense em todos os pratos que vai preparar e anote os ingredientes que precisa. Lembre-se que legumes, frutas e verduras estragam com facilidade, então compre a quantidade ideal para uma semana apenas.

Uma outra forma de não desperdiçar, é utilizar integralmente os alimentos. Mesmo as cascas e sementes podem servir para alguns preparos. Os talos de vegetais, por exemplo, podem ser refogados ou adicionados ao feijão, e as sementes de abóbora podem ser temperadas e assadas para virar aperitivos. Confira outras receitas para aproveitar tudo o que os alimentos oferecem em nosso Livro de Receitas Saudáveis. O download é gratuito.

O que achou de conhecer as campanhas que acontecem na rede alimentaSesi? Esperamos que nossas dicas sejam valiosas para você ter uma alimentação mais saudável e evitar o desperdício, não só em outubro, mas no mês inteiro. E se quiser se aprofundar mais, é só conferir os outros conteúdos de alimentação aqui do nosso blog. Até a próxima!


 

 

Ver mais

Alimentação como Ato de Acolhimento: Cuidando do Corpo e da Alma
3 de abril de 2024 • 3 min de leitura

Na farmaSesi, abraçamos uma abordagem proativa em relação à prevenção da saúde.Por isso, somos a única farmácia que oferece o apoio de nutricionistas nas suas ações de saúde, isso porque, na sua origem, o “Movimento Saúde, Bem-Estar e Acolhimento” contou com toda a expertise da alimentaSesi.Essa interação entre os nutricionistas da alimentaSesi e os farmacêuticos […]

O poder incontestável da hidratação: mantendo o corpo em equilíbrio.
12 de fevereiro de 2024 • 2 min de leitura

Na jornada incessante pela busca do bem-estar e saúde plena, não podemos ignorar um dos elementosmais fundamentais para a nossa existência: a água.Não há como viver sem tomar água. Esse líquido precioso não apenas é essencial para a nossasobrevivência, mas também desempenha um papel crucial em diversas funções vitais do nossoorganismo.A água representa uma parcela […]

O poder incontestável da hidratação: mantendo o corpo em equilíbrio.
12 de fevereiro de 2024 • 2 min de leitura

Na jornada incessante pela busca do bem-estar e saúde plena, não podemos ignorar um dos elementosmais fundamentais para a nossa existência: a água.Não há como viver sem tomar água. Esse líquido precioso não apenas é essencial para a nossasobrevivência, mas também desempenha um papel crucial em diversas funções vitais do nossoorganismo.A água representa uma parcela […]