Por antoniodossantos
14 de maio de 2026Ontem, na volta do trabalho, quantas decisões você tomou sem perceber? Freadas bruscas, ultrapassagens, olhares no espelho, aquela espiada no celular… bom, cada uma delas afetou alguém que você nunca vai conhecer.
Muitas vezes, encaramos o ato de nos deslocarmos pela cidade, seja dirigindo, caminhando ou de bicicleta, como um ato corriqueiro e puramente individual. Mas, na prática, nunca é. Pode parecer exagero para alguns, mas cada decisão tomada ao volante, ou ao atravessar uma via pública, ecoa na vida dos nossos colegas de trabalho, amigos e famílias.
O Maio Amarelo nos convida a olhar para essa questão com mais atenção e, principalmente, com mais senso de coletividade.
Porque o cuidado com o outro começa no cuidado conosco. Estar atento ao trânsito exige mais do que perícia; exige estar em sua melhor condição, já que nossas condições físicas, emocionais e comportamentais podem impactar a vida coletiva.
Equilíbrio e Foco. O cansaço, a alimentação inadequada e a automedicação são fatores silenciosos que comprometem os reflexos. Dormir mal, por exemplo, reduz drasticamente a sua capacidade de resposta ao volante;
Empatia Coletiva. No fim do turno, todos compartilhamos o mesmo objetivo: um retorno seguro para quem nos espera em casa, Portanto, respeitar os pedestres e dar a vez para outro motorista naquele cruzamento complicado não precisa ser motivo de impaciência;
Decisões Conscientes. Respeitar limites, evitar distrações e não consumir álcool quando estiver dirigindo são atitudes que preservam o nosso maior patrimônio: a vida. Portanto, respeite a Lei e preserve a integridade (sua e do próximo).
Para o SESI, a saúde não afeta apenas o indivíduo; ela impacta diretamente a forma como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas ao nosso redor. Por isso, aderir ao movimento Maio Amarelo é também uma maneira de incentivar relações mais humanas no trânsito.
A ideia é entendermos que, por trás de cada veículo, ciclista ou pedestre, existe uma história e uma rotina que não podem ser interrompidas por uma imprudência.
Esse olhar ganha ainda mais força quando pensamos naquilo que realmente nos move: as pessoas que fazem parte da nossa vida. Família, amigos, colegas… são eles que dão sentido à nossa rotina e reforçam o valor de cada retorno seguro.
Mais do que cumprir regras, cuidar no trânsito é um compromisso com o bem coletivo. É reconhecer que nossas atitudes têm impacto direto na segurança e na qualidade de vida de todos.
O convite é claro: amanhã, quando você sair de casa, alguém já estará esperando pela sua volta. Encare o trânsito com mais responsabilidade, mais respeito e mais consciência. Porque todos somos importantes para as nossas famílias.
Lembre-se: o Maio Amarelo termina dia 31. Mas, a sua mensagem não. Trânsito seguro sempre!
Em 2006, cerca de 5,5% dos brasileiros adultos declaravam ter diabetes por meio do Vigitel, o sistema nacional de vigilância do Ministério da Saúde. Duas décadas depois, a dimensão do desafio se mostra ainda maior: dados de monitoramento apontam que a prevalência da doença já atinge impressionantes 12,9% da população. Esse crescimento expressivo chama a […]
Em 2006, cerca de 5,5% dos brasileiros adultos declaravam ter diabetes por meio do Vigitel, o sistema nacional de vigilância do Ministério da Saúde. Duas décadas depois, a dimensão do desafio se mostra ainda maior: dados de monitoramento apontam que a prevalência da doença já atinge impressionantes 12,9% da população. Esse crescimento expressivo chama a […]
O avanço do Diabetes no Brasil revela uma mudança importante no perfil de saúde da população, e os dados ajudam a dimensionar esse panorama. Atualmente, cerca de 12,9% dos adultos brasileiros convivem com a doença, mais que o dobro do registrado há menos de duas décadas, segundo o Ministério da Saúde. Mais do que um […]