Início / Vida Saúdavel / Alimentos fritos: conheça os riscos

Alimentos fritos: conheça os riscos

Por

15 de julho de 2022

Uma porção de batatas fritas, coxinha, um bife acebolado… Só de pensar já dá água na boca, certo? Com uma camada crocante por fora e um interior macio e cheio de sabor, é muito difícil resistirmos aos alimentos fritos. Entretanto, em excesso, eles oferecem diversos riscos à saúde, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Por isso, é importante variar a forma como preparamos nossas refeições e reduzir o consumo de frituras.

A redução do uso de óleo nas receitas é um dos pilares da rede de restaurantes in company alimentaSesi. Além de oferecer opções com menos gorduras no cardápio, também realizamos campanhas educativas para incentivar os mais de 90 mil trabalhadores que alimentamos a fazerem o mesmo. E o melhor: sem deixar de lado o prazer de uma refeição saborosa!

Que tal fazer o mesmo e adotar uma alimentação mais saudável aí na sua casa? Continue lendo e confira as nossas dicas!

Por que alimentos fritos fazem mal à saúde?

O uso de óleos e gorduras em preparações culinárias ajuda a diversificar e tornar os pratos mais saborosos. De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, não há problemas em usar esses ingredientes, desde que com moderação.

Acontece que o consumo excessivo de gorduras (principalmente frituras) está associado a problemas cardiovasculares, gastrointestinais, diabetes e obesidade, entre outros.

Quando fritamos um alimento, a gordura em alta temperatura se transforma em gordura saturada – que em grande quantidade, é muito prejudicial à saúde. Ela aumenta os níveis de LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom) no organismo, obstrui as artérias e aumenta o risco de um acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, os alimentos fritos passam por um processo de desidratação e perda de nutrientes, principalmente vitaminas. Ou seja, são muito saborosos, mas falham em fornecer aquilo que nosso organismo precisa para manter-se saudável.

E vale notar que a transformação da gordura boa em gordura saturada acontece mesmo quando usamos opções mais saudáveis. Ou seja, não adianta trocar o óleo de soja por azeite de oliva. A melhor alternativa é reduzir o consumo.

Problemas associados ao consumo de frituras

Que tal saber um pouco mais sobre os problemas de saúde associados ao consumo de alimentos fritos? Confira abaixo:

  • Doenças cardiovasculares: a gordura saturada, que é resultado do processo de fritura, aumenta a quantidade de colesterol ruim no organismo e favorece a obstrução das artérias. Com isso, há o maior risco de desenvolver hipertensão, sofrer um infarto, AVC e inflamações cardiovasculares.
  • Diabetes: quando consumimos muita gordura de forma regular, o nosso organismo torna-se resistente à insulina. Com o tempo, essa condição leva ao aumento de glicose no sangue, causando o diabetes.
  • Obesidade: de acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, óleos e gorduras têm seis vezes mais calorias por grama do que grãos cozidos e 20 vezes mais que legumes e verduras após o cozimento, contribuindo para o ganho de peso.

O consumo de frituras também está associado ao acúmulo de gordura no fígado, à síndrome do ovário policístico, doenças respiratórias e ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Ou seja, você tem muitos motivos para variar o modo de preparo dos seus alimentos! Que tal conhecê-los?

Prefira alimentos feitos no forno

Você não precisa eliminar a fritura da sua vida, mas é importante reduzir a frequência do consumo – que tal apenas uma ou duas vezes por semana? E, nos outros dias, teste novos preparos.

Na rede alimentaSesi, temos uma campanha educativa chamada Feito no Forno, para demonstrar as vantagens de trocar alimentos fritos por assados e grelhados. E aqui vão três motivos:

  1. Dispensa o uso de óleo;
  2. Preserva grande parte dos nutrientes;
  3. Utilizando sacos de assar, o alimento fica suculento e cheio de sabor.

E é só comparar para ver que esse modo de preparo resulta em refeições mais saudáveis! Enquanto 100 g de frango frito à milanesa contém 8g de gordura e 221 calorias, a mesma porção de frango grelhado possui apenas 2g de gordura a 159 calorias. Muito mais saudável e ainda cheio de sabor!

Alimentos que podem ser feitos no forno

A maioria dos alimentos podem ser preparados no forno, mas aqui vão algumas dicas para você se inspirar e começar a fazer em casa!

  • Hambúrguer;
  • Bife à parmegiana;
  • Frango empanado;
  • Peixes;
  • Batata rústica;
  • Bolinho de carne;
  • Churros;
  • Pastel.

E para tornar sua refeição ainda mais saudável e saborosa, varie no uso de temperos. Já demos algumas sugestões neste texto sobre como reduzir o uso de sal.

Outras formas de reduzir o consumo de gorduras

Além de preparar mais alimentos no forno, existem algumas outras formas de diminuir a ingestão de frituras e gorduras ruins. Confira:

  • Utilize formas e panelas antiaderentes ou papel manteiga para evitar que o alimento grude no recipiente sem usar óleo;
  • Para refogar legumes, utilize água e apenas um fio de óleo;
  • Utilize óleo com moderação: a quantidade ideal é de até duas colheres de sopa por dia;
  • Se possível, utilize fritadeiras de ar. Elas têm uma tecnologia que permite a fritura com 70% a 80% menos óleo do que no método tradicional. Bem melhor, não é?

Menos óleo, mais saúde

Frituras são muito saborosas, mas também podem ser perigosas. E o segredo para manter-se saudável sem deixar de comer um bom pastel de feira ou uma coxinha, é apostar no equilíbrio. Assim, você vai trazer muito mais diversidade e sabor para a sua alimentação, sem a sensação de estar se privando de algo.

Comece aos poucos e vá testando novas receitas. Você vai se surpreender com os sabores que vai encontrar!

E fique de olho nas novas atualizações do nosso blog para conferir nossas dicas de saúde e bem-estar!

Ver mais

O poder incontestável da hidratação: mantendo o corpo em equilíbrio.
12 de fevereiro de 2024 • 2 min de leitura

Na jornada incessante pela busca do bem-estar e saúde plena, não podemos ignorar um dos elementosmais fundamentais para a nossa existência: a água.Não há como viver sem tomar água. Esse líquido precioso não apenas é essencial para a nossasobrevivência, mas também desempenha um papel crucial em diversas funções vitais do nossoorganismo.A água representa uma parcela […]

Dia da Amamentação: celebrando um laço especial entre mães e bebês.
1 de agosto de 2023 • 2 min de leitura

O Dia da Amamentação é uma data especial que tem como objetivo destacar a importância da amamentação para a saúde e o bem-estar tanto dos bebês quanto das mães. Celebrado anualmente em diversos países ao redor do mundo, esse dia é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do aleitamento materno e apoiar as mães que escolhem esse método para nutrir seus filhos.

exercícios para uma vida saudável
Movimente-se! como iniciar uma rotina de atividades físicas e sair de vez do sedentarismo
28 de junho de 2023 • 4 min de leitura

O sedentarismo é um problema comum na sociedade moderna, onde muitas pessoas passam longas horas sentadas. No entanto, a atividade física regular é fundamental para a saúde e o bem-estar. Se você está buscando maneiras de sair do sedentarismo e adotar um estilo de vida mais ativo, este artigo é para você. Descubra como dar […]