Por janine
28 de junho de 2022Você não perde a chance de adicionar aquele sachê extra de sal ao seu prato? Esse é um hábito comum dos brasileiros que consomem, em média, o dobro da quantidade indicada de sal pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O dado serve como um alerta para reduzir o consumo de sódio que, em excesso, causa prejuízos à nossa saúde.
Nas unidades do alimentaSesi, rede de restaurantes in company do SESI, nos preocupamos com a saúde das mais de 90 mil pessoas que alimentamos, por isso, apostamos em campanhas educativas para a adoção de hábitos saudáveis. Entre elas, está a campanha de controle de sódio, com foco em conscientizar sobre a redução do consumo de sal.
Continue lendo para saber os efeitos do excesso de sódio em nosso corpo e conferir as dicas da equipe de nutricionistas do alimentaSesi para diminuir sua ingestão.
Não. O sódio é um mineral encontrado na natureza. Já o sal é um composto formado por diferentes minerais, como sódio e cloro, além de outros em menor quantidade. O sódio representa 40% dessa mistura, o que faz do sal de cozinha nossa principal fonte do mineral.
O consumo diário de sódio recomendado é de 2g, o que equivale a 5g de sal. Entretanto, o mineral ainda pode ser encontrado em outros alimentos, como carnes processadas, queijos, fast-food, etc. Por isso, é importante ficar atento não só à quantidade de sal que você põe em seu prato, mas também no rótulo dos alimentos que compra.
Reduzir o consumo de sódio não significa cortar de vez o mineral da sua vida. Pelo contrário, ele tem o papel de manter a quantidade ideal de água fora das células. Em termos práticos, isso significa mais disposição, fortalecimento muscular e equilíbrio do ritmo cardíaco.
Com escolhas conscientes, você pode fazer refeições completas e saborosas, sem consumir mais do que a quantidade recomendada de sódio por dia, como explicaremos mais adiante.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, os brasileiros ingerem 9,34 gramas de sal por dia, quase o dobro das 5g recomendadas pela OMS. Ou seja, também estamos ingerindo o dobro das 2g de sódio recomendadas.
Apesar de exercer uma função importante em nosso organismo, o excesso de sódio está associado à hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e outras doenças. Veja:
O sódio em excesso aumenta a retenção da água presente no sangue, dificultando a circulação sanguínea. Para compensar, nosso organismo aumenta a pressão arterial a fim de aumentar o fluxo sanguíneo. Ou seja, nosso coração é forçado a trabalhar muito mais.
Por consequência da hipertensão, o consumo de sódio também está associado a um maior risco de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC).
Os rins têm a função de filtrar e eliminar o sal de nosso corpo, mas sua capacidade de fazer isso é limitada. Quando está presente em excesso, esse mineral se acumula, formando as tão temidas pedras nos rins.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Shimane, no Japão, pessoas que consomem sal em excesso tem 4 vezes mais chances de quebrar um osso, porque o sódio faz com que mais cálcio seja eliminado pela urina.
Agora que você já sabe a importância de controlar a quantidade de sódio que você ingere todos os dias, é hora de ver algumas dicas práticas da equipe de nutricionistas do alimentaSesi.
Ao contrário do que muitos podem pensar, diminuir o consumo de sal não significa refeições insossas. Pelo contrário, é uma oportunidade de experimentar novos sabores.
Utilize temperos naturais em suas refeições para reduzir a quantidade de sódio sem perder sabor. Veja só:
Você também pode apostar nos temperos verdes para trazer mais frescor ao prato e diminuir a quantidade de sal. Veja como você pode usar alguns deles:
Outros temperos que você pode utilizar para substituir o sal são: orégano, sementes de mostarda, páprica, cravo da índia, curry e açafrão.
Alguns alimentos contém uma quantidade excessiva de sódio em sua composição e, por isso, devem ser consumidos de forma moderada. Confira:
Nos restaurantes do alimentaSesi, utilizamos apenas temperos naturais, reduzindo sódio e contribuindo para a saúde dos mais de 90 mil trabalhadores que alimentamos. Além de preparar as refeições de forma saudável, também realizamos campanhas educativas em nossas unidades.
Nessas campanhas, abordamos quatro pilares: alimentação saudável, controle de sódio, redução do uso de óleo e hábitos saudáveis. Você pode conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas iniciativas em nosso site.
Viu, só? Você não precisa eliminar de vez o sal e nenhum outro alimento da sua vida. Basta, apenas, consumi-los de forma equilibrada, algumas vezes por semana ou combinados a outros alimentos pobres em sódio.
Esperamos que nossas dicas possam contribuir para que você adote hábitos saudáveis e viva com mais qualidade.
O Novembro Azul é um movimento mundial que visa conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens.O que é o Câncer de Próstata? A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. […]
“Nosso prato é o primeiro remédio.”. Essa afirmação, atribuída a Hipócrates, resume a poderosa conexãoentre a alimentação e a saúde. A cada mordida, escolhemos não apenas o sabor, mas também o futuro da nossa saúde. Dados da OMSrevelam que cerca de 70% das mortes prematuras são causadas por doenças crônicas não transmissíveis,muitas delas diretamente ligadas […]
“Nosso prato é o primeiro remédio.”. Essa afirmação, atribuída a Hipócrates, resume a poderosa conexãoentre a alimentação e a saúde. A cada mordida, escolhemos não apenas o sabor, mas também o futuro da nossa saúde. Dados da OMSrevelam que cerca de 70% das mortes prematuras são causadas por doenças crônicas não transmissíveis,muitas delas diretamente ligadas […]