Início / Alimentação saudável / Diabetes no Brasil: quando a prevenção se torna parte da estratégia de cuidado.

Diabetes no Brasil: quando a prevenção se torna parte da estratégia de cuidado.

Por

29 de maio de 2026

O avanço do Diabetes no Brasil revela uma mudança importante no perfil de saúde da população, e os dados ajudam a dimensionar esse panorama.

Atualmente, cerca de 12,9% dos adultos brasileiros convivem com a doença, mais que o dobro do registrado há menos de duas décadas, segundo o Ministério da Saúde. Mais do que um indicador epidemiológico, esse crescimento sinaliza um desafio estrutural para a saúde pública e para a qualidade de vida da população.

O Diabetes é uma condição crônica, progressiva e, em muitos casos, silenciosa em suas fases iniciais. Quando não diagnosticado ou controlado adequadamente, pode evoluir para complicações graves, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, amputações e perda de visão.

Ainda segundo o Ministério da Saúde (Vigitel), fatores como alimentação inadequada, sedentarismo e excesso de peso estão entre os principais determinantes para o desenvolvimento da doença. Não por acaso, mais da metade dos brasileiros já apresenta excesso de peso, um dos principais fatores de risco associados ao diabetes.

O impacto, no entanto, vai além da saúde individual. O Diabetes exerce pressão significativa sobre o sistema de saúde e sobre a economia. Dados do SUS aliados a estudos baseados em registros nacionais apontam milhares de internações anuais relacionadas à doença, além de custos diretos com hospitalizações e uso contínuo de medicamentos. Soma-se a isso os efeitos indiretos, como afastamentos do trabalho, redução de produtividade e impactos na qualidade de vida.

Diante desses números, ganha força uma abordagem cada vez mais reconhecida: a prevenção como uma estratégia contínua. Ela passa, cada vez mais, pelos hábitos cotidianos, especialmente pela forma como nos alimentamos. É nesse contexto que a atuação de instituições como o SESI se torna tão relevante.

Isso porque, ao integrar saúde, segurança e educação no ambiente de trabalho, o SESI contribui para
ampliar o acesso à informação e incentivar práticas de autocuidado no cotidiano da indústria e, por consequência, nas família de centenas de milhares de trabalhadores.

Inserida nesse ecossistema de saúde do SESI, a alimentaSesi contribui diariamente para ampliar o acesso à alimentação equilibrada dentro dos ambientes corporativos. Presente em diferentes estados brasileiros, a rede atua na promoção de hábitos alimentares mais conscientes, por meio de refeições nutricionalmente planejadas, campanhas educativas e ações de conscientização realizadas nos restaurantes corporativos.

Mais do que servir refeições, o objetivo é contribuir para a construção de ambientes que favoreçam escolhas mais saudáveis no dia a dia.

Ao olhar para o avanço das doenças crônicas no país, o SESI entende que o enfrentamento dessa situação exige uma mudança de perspectiva, menos centrada na resposta a quadros já instalados e mais orientada à construção de hábitos consistentes.

A sinergia entre a alimentaSesi e os demais serviços do Sistema FIESC – e do Sesi + Saúde – potencializa uma atuação integrada e eficiente, que ultrapassa os limites dos nossos restaurantes corporativos e impacta positivamente a vida de milhares de catarinenses.

Porque, no caso do Diabetes, a prevenção muitas vezes começa antes mesmo do diagnóstico.
E, frequentemente, ela também começa no prato.

——————————————————————————————————————–

Se sua empresa também acredita nisso, fale com a gente. Vamos transformar e nutrir o seu ambiente de trabalho com a nossa receita de saúde, bem-estar e acolhimento. Se quiser realmente transformar a alimentação na sua empresa, você pode nos contatar via e-mail alimentasesi@sesisc.org.br ou pelo telefone (48) 3332-3408, que também é WhatsApp.

Ver mais

Diabetes cresce no Brasil: estamos mais doentes ou apenas enxergando melhor o problema?
11 de junho de 2026 • 3 min de leitura

Em 2006, cerca de 5,5% dos brasileiros adultos declaravam ter diabetes por meio do Vigitel, o sistema nacional de vigilância do Ministério da Saúde. Duas décadas depois, a dimensão do desafio se mostra ainda maior: dados de monitoramento apontam que a prevalência da doença já atinge impressionantes 12,9% da população. Esse crescimento expressivo chama a […]

Diabetes cresce no Brasil: estamos mais doentes ou apenas enxergando melhor o problema?
11 de junho de 2026 • 3 min de leitura

Em 2006, cerca de 5,5% dos brasileiros adultos declaravam ter diabetes por meio do Vigitel, o sistema nacional de vigilância do Ministério da Saúde. Duas décadas depois, a dimensão do desafio se mostra ainda maior: dados de monitoramento apontam que a prevalência da doença já atinge impressionantes 12,9% da população. Esse crescimento expressivo chama a […]

Diabetes cresce no Brasil: estamos mais doentes ou apenas enxergando melhor o problema?
11 de junho de 2026 • 3 min de leitura

Em 2006, cerca de 5,5% dos brasileiros adultos declaravam ter diabetes por meio do Vigitel, o sistema nacional de vigilância do Ministério da Saúde. Duas décadas depois, a dimensão do desafio se mostra ainda maior: dados de monitoramento apontam que a prevalência da doença já atinge impressionantes 12,9% da população. Esse crescimento expressivo chama a […]