Início / Alimentação saudável / 08 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Mude hábitos, proteja Seu Coração

08 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Mude hábitos, proteja Seu Coração

Por

8 de agosto de 2023

Você sabia que no dia 8 de agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol? A data foi criada para conscientizar e prevenir a população sobre o colesterol alto, considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

Segundo o Ministério da Saúde, essas doenças são a primeira causa de mortalidade no Brasil. Estima-se que cerca de 40% da população brasileira tenha o colesterol elevado.

O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana. As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil.

Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis.

Por isso, além da prática de atividade física e da alimentação equilibrada é importante verificar regularmente as taxas de gordura no sangue e, se necessário, utilizar medicamentos sob prescrição e acompanhamento médico.

É importante lembrarmos que há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”.

Para saber como cuidar da sua saúde, continue lendo e conheça algumas curiosidades sobre este tema!

Colesterol é Essencial:

Embora o colesterol seja frequentemente associado a problemas de saúde, é uma substância essencial para o corpo. É utilizado na produção de hormônios, vitamina D e até mesmo na construção das membranas celulares.

Colesterol não Vem Apenas da Alimentação:

Cerca de 75% do colesterol é produzido pelo próprio corpo, principalmente pelo fígado. O restante vem da dieta.

O Papel do HDL e LDL:

O colesterol é transportado no sangue por lipoproteínas. O LDL (colesterol ruim) transporta o colesterol das células para as artérias, onde pode se acumular. O HDL (colesterol bom), por outro lado, remove o excesso de colesterol das artérias e o transporta para o fígado para eliminação.

A Influência Genética:

A predisposição genética desempenha um papel importante nos níveis de colesterol de uma pessoa. Algumas pessoas podem ter níveis elevados mesmo com uma dieta saudável.

Idade e Colesterol:

Os níveis de colesterol tendem a aumentar com a idade. Isso faz com que seja ainda mais importante monitorar os níveis à medida que envelhecemos.

Estresse e Colesterol:

O estresse crônico pode contribuir para níveis elevados de colesterol. O corpo pode liberar mais colesterol na corrente sanguínea como uma resposta ao estresse.

Alimentos que Reduzem o Colesterol:

Alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, feijões e frutas, podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol, uma vez que a fibra se liga ao colesterol e auxilia na sua eliminação.

Exercício e Colesterol:

A atividade física regular não apenas beneficia a saúde cardiovascular, mas também pode aumentar o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol ruim).

Colesterol e Gênero:

Antes da menopausa, as mulheres tendem a ter níveis mais baixos de colesterol total em comparação aos homens. No entanto, após a menopausa, os níveis de LDL tendem a aumentar.

Controle é a Chave:

Embora a genética desempenhe um papel, muitos fatores de risco para doenças cardiovasculares podem ser controlados com uma dieta equilibrada, exercícios regulares e a eliminação de hábitos prejudiciais, como o tabagismo.

Lembrando que informações médicas precisas devem ser obtidas através de profissionais de saúde qualificados.


Não esqueça também que estamos aqui para ajudar. Acesse farmasesi.com.br e clique no ícone “Oi, Farma – Fale com um Farmacêutico” para mais informações. 


Fontes:

Ministério da Saúde. Blog da Saúde

Sociedade Brasileira de Cardiologia

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
www.gov.br

Ver mais

Alimentação como Ato de Acolhimento: Cuidando do Corpo e da Alma
3 de abril de 2024 • 3 min de leitura

Na farmaSesi, abraçamos uma abordagem proativa em relação à prevenção da saúde.Por isso, somos a única farmácia que oferece o apoio de nutricionistas nas suas ações de saúde, isso porque, na sua origem, o “Movimento Saúde, Bem-Estar e Acolhimento” contou com toda a expertise da alimentaSesi.Essa interação entre os nutricionistas da alimentaSesi e os farmacêuticos […]

O poder incontestável da hidratação: mantendo o corpo em equilíbrio.
12 de fevereiro de 2024 • 2 min de leitura

Na jornada incessante pela busca do bem-estar e saúde plena, não podemos ignorar um dos elementosmais fundamentais para a nossa existência: a água.Não há como viver sem tomar água. Esse líquido precioso não apenas é essencial para a nossasobrevivência, mas também desempenha um papel crucial em diversas funções vitais do nossoorganismo.A água representa uma parcela […]

Dia da Amamentação: celebrando um laço especial entre mães e bebês.
1 de agosto de 2023 • 2 min de leitura

O Dia da Amamentação é uma data especial que tem como objetivo destacar a importância da amamentação para a saúde e o bem-estar tanto dos bebês quanto das mães. Celebrado anualmente em diversos países ao redor do mundo, esse dia é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do aleitamento materno e apoiar as mães que escolhem esse método para nutrir seus filhos.