Início / Dermocosméticos / O que são dermocosméticos?

O que são dermocosméticos?

Por

18 de agosto de 2022

Você sabe o que são dermocosméticos e o que os torna diferentes dos cosméticos convencionais? Apesar da semelhança dos nomes, os dois têm diferentes funções e resultados na rotina de cuidados com a pele – principalmente a longo prazo.

Para ajudar você a entender como agem os dermocosméticos, conhecer seus principais ativos e descobrir a diferença entre eles e os cosméticos comuns, elaboramos esse conteúdo com a ajuda da equipe de dermoconsultores da farmaSesi. Continue lendo!

O que são dermocosméticos?

Os dermocosméticos são produtos que contém ativos farmacológicos em sua composição usados no cuidado da pele, tanto para fins estéticos quanto para tratar algumas condições dermatológicas. Não são medicamentos, mas sua ação é mais profunda que a de cosméticos comuns. Inclusive, para obterem o registro na ANVISA, eles passam por testes rigorosos que comprovam sua segurança e eficácia.

Produtos dermocosméticos podem ser usados para tratar diversos problemas de pele como acne, cicatrizes, manchas, rugas, flacidez, entre outros. Eles não necessariamente precisam ser receitados por um dermatologista, entretanto, só podem ser vendidos em farmácias e drogarias por conta dos ativos em sua composição.

Qual a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?

“Os dermocosméticos tratam de dentro pra fora, enquanto os cosméticos convencionais tratam momentaneamente.”, explica Aline Schuquel, dermoconsultora da farmaSesi em Chapecó (SC).

A tecnologia e compostos utilizados nos dermocosméticos, como ácidos, aminoácidos e proteínas, agem nas camadas mais profundas da derme. Assim, reduzem ou eliminam problemas de pele tratando desde a sua origem, com resultados a médio e longo prazo. Também podem ser usados para prevenção, retardando o envelhecimento da pele, ressecamento e o surgimento de manchas, por exemplo.

Já os cosméticos, como maquiagens e alguns tipos de hidratantes, têm uma ação mais superficial. Eles são ideais para quando se precisa de um resultado imediato, mas não tratam a origem do problema. Por exemplo, você pode usar um corretivo para esconder manchas na pele, mas ao lavar o rosto, as manchas continuam lá.

Essas diferenças não significam que devemos optar por um ou outro. Pelo contrário, eles podem ser usados de forma complementar. Os cosméticos disfarçam as consequências estéticas enquanto os dermocosméticos levam o tempo necessário para tratar a causa do problema.

Quais são os ativos mais usados em dermocosméticos?

Agora que você já sabe o que são dermocosméticos e sabe que a alta concentração de ativos farmacológicos é o que permite que eles tratem a pele de dentro pra fora, é hora de saber mais sobre esses ativos.

Você já deve ter se deparado com o nome de alguns nas embalagens dos produtos: ácido hialurônico, retinol, vitamina C… Mas qual a função de cada um? Entender como essas substâncias agem faz toda a diferença para alcançar os resultados desejados.

Por isso, listamos os ativos mais utilizados em dermocosméticos com uma breve explicação da sua ação. Veja abaixo!

Ácido ferúlico

Tem ação antioxidante. Combate os radicais livres e promove o rejuvenescimento, suavizando rugas e linhas de expressão. Também uniformiza o tom e aumenta a firmeza da pele.

Ácido glicólico

Acelera a renovação celular com um efeito peeling e estimula a produção de colágeno, minimizando as linhas de expressão e clareando manchas de melasma ou causadas pela acne. Um outro benefício do ácido glicólico é o controle da oleosidade.

Ácido hialurônico

É produzido naturalmente pelo corpo, mas a partir dos 25 anos sua produção é drasticamente reduzida. Combate o envelhecimento e tem ação preenchedora, que promove firmeza e reduz as linhas de expressão. Como tem capacidade de reter água, ajuda a pele a se manter hidratada. Além disso, também tem efeito antioxidante.

Ácido salicílico

Faz uma esfoliação leve na superfície da pele e dentro dos poros, reduzindo processos inflamatórios e a produção de sebo. Por isso, é indicado para peles acneicas. Também melhora a aparência de peles envelhecidas.

Niacinamida

Também conhecida como vitamina B3, a niacinamida hidrata, contribui para o controle da oleosidade, clareia manchas, reduz o aspecto de poros abertos, combate radicais livres e suaviza linhas finas e rugas.

Resveratrol

Assim como outros dessa lista, atua como antioxidante, retardando o envelhecimento da pele e atenuando rugas e linhas de expressão. É indicado para peles sensíveis, pois possui propriedades calmantes e reduz inflamações.

Retinol

Outro muito indicado para peles acneicas, controla a oleosidade, reduz manchas, promove a renovação celular e diminui os poros dilatados. O ácido retinóico também promove a produção de colágeno, que melhora a textura e o viço da pele.

Vitamina B5

É um hidratante poderoso, que restaura a barreira de proteção da pele, acelera a renovação celular, previne o envelhecimento, trata olheiras e reduz rugas e marcas de expressão. Pantenol é outro nome deste ativo.

Vitamina C

Antioxidante que ajuda no clareamento das manchas além de estimular a produção de colágeno e elastina, que retardam o envelhecimento. Outros benefícios da vitamina C são deixar a pele mais luminosa e contribuir para a ação do protetor solar. Prefira usar o ativo em sua forma pura, com concentração entre 5% e 20% de acordo com a indicação de um especialista.

Vitamina E

Além das propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, a vitamina E ainda tem ação hidratante, ajuda a recuperar a elasticidade e protege a pele contra radiação solar, da poluição e dos efeitos do frio e calor excessivos.

É necessária a indicação de um especialista para utilizar dermocosméticos?

Não é necessário receita médica para comprar um dermocosmético. No entanto, é interessante ter a indicação de um dermatologista ou o aconselhamento de um profissional capacitado para obter o resultado esperado.

Isso porque, como demonstramos neste conteúdo, existem vários ativos farmacológicos que podem ser usados na composição desses produtos. É preciso entender o tipo de pele e o problema que se busca resolver. Um outro ponto importante, é a interação entre esses ativos. Enquanto alguns ativos, quando combinados, podem ter sua ação potencializada, outros podem ser neutralizados ou até mesmo causar efeitos adversos.

Converse com nossos dermoconsultores

Após entender melhor o que são dermocosméticos, quer saber como cuidar da sua pele especificamente? Venha conversar com a gente!

A farmaSesi conta com uma equipe de consultores especializados em produtos dermocosméticos para tirar as suas dúvidas e uma linha completa de produtos. “Os problemas que as pessoas mais buscam tratamento são acne e manchas.” conta a dermoconsultora Aline Schuquel. “Estamos preparados para explicar e indicar os produtos necessários para cada cliente”, continua.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp para descobrir qual farmaSesi mais próxima a você conta com um dermoconsultor. Ou, se preferir, converse com nossos farmacêuticos que também são capacitados para orientar você na escolha de um dermocosmético.

Ver mais

BB Cream, CC Cream e DD Cream: qual a diferença?
23 de fevereiro de 2023 • 3 min de leitura

Você já deve conhecer o BB Cream ou, pelo menos, ter ouvido falar, certo? Sabe no que ele se diferencia do CC Cream e do DD Cream? Calma, estamos aqui para explicar o que significa essa verdadeira “sopa” de letras, quais os benefícios de cada um e quando devem ser utilizados. Continue lendo para saber […]

como cuidar da pele das crianças
Skincare infantil: cuidados com a pele das crianças
13 de outubro de 2022 • 5 min de leitura

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a função de ser a primeira barreira de proteção do nosso organismo. Isso torna ainda mais importante os cuidados com a pele das crianças, afinal, o sistema imunológico dos pequenos ainda não está completamente formado, e quanto mais forem protegidos das ameaças externas, melhor. […]