Início / Saúde / Como cuidar da pele no inverno

Como cuidar da pele no inverno

Por

28 de julho de 2022

A pele é a primeira barreira de proteção do nosso organismo contra agressores externos. E, quando o clima seco e as baixas temperaturas chegam, logo notamos seus efeitos sobre ela. Por isso, saber como cuidar da pele no inverno é essencial para garantir a sua saúde e bem-estar.

Se você quer garantir uma pele bonita e saudável durante a estação, confira as nossas dicas!

O que acontece com a pele no inverno?

Uma das funções da pele é regular a temperatura do corpo. Nos meses mais frios, ela faz isso aumentando a evaporação da água presente no tecido cutâneo. Some isso ao fato de que nessa época normalmente ingerimos menos líquidos. Resultado: risco dobrado de desidratação!

Mas não é só isso. No inverno, alguns outros fatores contribuem para o ressecamento da pele. Confira:

  • Banhos quentes, que removem a oleosidade natural da pele;
  • Aumento do consumo de alimentos gordurosos e cheios de açúcar, deixando de lado nutrientes que contribuem para a saúde da pele;
  • Exposição ao vento gelado.

Sinais da pele seca

A pele seca está mais sujeita à descamação e rachaduras, que não só têm um impacto estético, mas também resultam em problemas de saúde como alergias, coceiras e processos inflamatórios.

Por isso, é tão importante intensificar a rotina de cuidados com a pele no inverno.

Conheça os sinais da pele ressecada:

  • Aparência opaca;
  • Aspereza ao toque e sensação de pele “grossa”;
  • Descamação;
  • Aspecto esbranquiçado;
  • Vermelhidão;
  • Coceiras e alergias.

E parece contraditório, mas o excesso de oleosidade também pode ser um sinal da pele seca! Isso porque as glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar a perda da oleosidade natural, causando um “efeito rebote”.

Como cuidar da pele no inverno

A rotina de cuidados com a pele deve acontecer durante todo o ano, mas alguns passos devem ser modificados ou adicionados para suprir as diferentes necessidades de acordo com cada estação.

Abaixo, listamos algumas dicas sobre como cuidar da pele no inverno.

Aplique protetor solar todos os dias

Muitas pessoas deixam os filtros e protetores solares de lado quando o inverno chega, já que os dias costumam ser mais cinzentos e passamos menos tempo sob o sol.

Porém, a radiação UVA tem a mesma intensidade durante todo o ano. É ela que acelera o envelhecimento e aumenta o risco de câncer de pele. Esses raios atravessam as nuvens em dias nublados e passam até mesmo pelos vidros das janelas.

O protetor solar deve ser aplicado pela manhã, como último passo da rotina de skincare e antes da maquiagem, e deve ser reaplicado pelo menos uma vez durante o dia. Opte por um produto com FPS 30 ou superior para o corpo e FPS 50 ou superior para o rosto.

Existem opções para todos os tipos de pele: seca, mista e aqueles com toque seco para peles oleosas. E as versões com cor são muito práticas para quem não sai de casa sem maquiagem, já que aliam proteção e cobertura em um único produto.

Aposte na hidratação certa para cada tipo de pele

Se a pele fica mais ressecada durante o inverno, a hidratação deve ser intensificada. Mas é importante se atentar às necessidades de cada tipo de pele, principalmente quando falamos de hidratantes faciais.

Em peles secas, pode-se aplicar produtos à base de ureia e óleos vegetais, como o de amêndoas. Nas peles normais, aqueles com vitamina A e E são uma boa pedida. Já quem tem pele mista ou oleosa, pode optar por hidratantes oil-free e textura em gel.

Passe o hidratante pela manhã e à noite. Durante o dia, você pode diminuir a sensação de ressecamento com brumas hidratantes, que podem ser aplicadas até mesmo sobre a maquiagem.

Peles sensíveis ou sensibilizadas precisam de cuidado extra

Pessoas com peles sensíveis ou sensibilizadas, que apresentam vermelhidão e coceira, e/ou que têm condições como rosácea, dermatite e psoríase, devem buscar dermocosméticos que aliem a hidratação ao tratamento.

Essa categoria de produtos é encontrada apenas em farmácias e contém itens com ação pré ou probiótica, calmante e anti-inflamatória. Procure um dermatologista para receber a melhor indicação de acordo com o seu caso.

Evite lábios rachados

Normalmente, os lábios são os primeiros a darem sinal de ressecamento. A pele dessa região faz a transição entre o exterior do nosso corpo e uma área de mucosa (a boca), por isso, tem características especiais que facilitam a desidratação.

Quando senti-los secos, nada de passar a língua! Esse hábito favorece o ressecamento. Utilize hidratantes labiais.

Hidratação corporal

Lembre também de cuidar do restante do corpo. Você pode utilizar cremes ou loções pós-banho ou, se preferir, óleos e leites hidratantes para aplicar durante o banho. Áreas como as mãos, pés, cotovelos e joelhos ressecam com maior facilidade e merecem atenção redobrada.

Evite banhos muito quentes

É quase impossível resistir a um banho bem quentinho no inverno, mas eles fazem muito mal à nossa pele. A água quente remove com mais facilidade a oleosidade natural, deixando a pele desprotegida e ressecada. Então prefira a água morna.

Outras dicas para o momento do banho são usar sabonetes hidratantes, evitar o uso de buchas e hidratar o corpo logo em seguida. Além disso, tente limitar o número de duchas a uma por dia durante a estação.

Cuidados com a alimentação

Os cuidados com a pele no inverno também passam pela alimentação saudável. Alguns alimentos típicos da estação que ajudam a manter a pele saudável são as frutas ricas em vitamina C (morango, laranja, tangerina e limão) e vegetais como brócolis, repolho e cenoura.

A soja é rica em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele, e deve ser inserida na alimentação. Já as oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) contêm vitamina E, além de selênio e antioxidantes, que combatem o envelhecimento.

Hidratação de dentro para fora

No inverno, sentimos menos sede e diminuímos a ingestão de líquidos, o que traz consequências para nossa saúde e, claro, para a nossa pele. Aproveite o clima frio para intercalar os copos de água com chás claros ou de frutas. Com o organismo hidratado, a pele fica mais macia e elástica.

Pele bonita é pele saudável

O cuidado com a pele reflete em nossa autoestima, afinal, uma pele bonita, nos faz sentir melhores com nós mesmos e aumenta a nossa segurança. E, para além disso, também significa mais saúde, pois reflete que estamos cuidando do nosso organismo como um todo e que a primeira barreira de proteção contra as ameaças externas está preparada para agir.

Agora que você já sabe como cuidar da pele no inverno, é só colocar nossas dicas em prática para passar pela estação com uma aparência radiante!

Ver mais

O poder incontestável da hidratação: mantendo o corpo em equilíbrio.
12 de fevereiro de 2024 • 2 min de leitura

Na jornada incessante pela busca do bem-estar e saúde plena, não podemos ignorar um dos elementosmais fundamentais para a nossa existência: a água.Não há como viver sem tomar água. Esse líquido precioso não apenas é essencial para a nossasobrevivência, mas também desempenha um papel crucial em diversas funções vitais do nossoorganismo.A água representa uma parcela […]

Dia da Amamentação: celebrando um laço especial entre mães e bebês.
1 de agosto de 2023 • 2 min de leitura

O Dia da Amamentação é uma data especial que tem como objetivo destacar a importância da amamentação para a saúde e o bem-estar tanto dos bebês quanto das mães. Celebrado anualmente em diversos países ao redor do mundo, esse dia é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do aleitamento materno e apoiar as mães que escolhem esse método para nutrir seus filhos.

Dia Mundial do Câncer
Dia Mundial do Câncer: conscientização, direitos e prevenção
3 de fevereiro de 2023 • 4 min de leitura

O Dia Mundial do Câncer, celebrado anualmente em 4 de fevereiro, é uma campanha instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença, promover a importância de estilos de vida saudáveis e comportamentos preventivos, bem como apoiar a pesquisa e o acesso a tratamentos […]