Início / Cuidados com a pele / Dicas para um bronzeado saudável e duradouro

Dicas para um bronzeado saudável e duradouro

Por

9 de janeiro de 2023

O verão chega e logo as praias e piscinas já estão lotadas de pessoas querendo se refrescar e também aproveitar o sol para se bronzear. Mas, será que é possível conquistar um bronzeado saudável, seguro e duradoura?

Afinal, como sabemos, se expor em excesso aos raios solares pode trazer complicações como o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Mas isso não significa que você deva se esconder dele para sempre. Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas para que você conquiste o bronze que deseja sem prejudicar a saúde da sua pele. Confira!

Protetor solar: essencial para um bronzeado saudável

Pode até parecer contraditório, mas o primeiro passo para um bronze saudável é utilizar protetor solar. Ele vai tornar o processo de bronzeamento um pouco mais lento, mas vai proteger sua pele dos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, como o câncer de pele e envelhecimento precoce.

Utilize, no mínimo, FPS 50 no rosto e FPS 30 no restante do corpo. Lembre-se que o protetor deve ser aplicado, pelo menos, 30 minutos antes de se expor ao sol.

Se quer saber mais sobre os tipos de protetor solar e como fazer a aplicação correta, confira esse conteúdo do nosso blog.

Pegue sol mais vezes na semana e por menos tempo

Ao invés de tentar conquistar o bronzeado de uma só vez, tente pegar sol 30 minutos por dia durante 7 dias. A razão é que a produção e liberação da melanina no corpo começa em até 72 horas após a exposição ao sol. Ou seja, um bronzeado saudável leva algum tempo para aparecer – porém, dessa forma, ele também dura mais tempo, com menos chance de descamação e ressecamento. Tentar acelerar esse processo pode resultar em queimaduras e efeitos negativos para a pele, como o envelhecimento precoce e o risco de câncer.

Evite se bronzear entre 10h e 16h

Nesse horário é quando há uma maior incidência dos raios UVB, que provocam queimaduras e aumentam os riscos de câncer de pele. Aproveite que no verão os dias são mais longos e programe-se para pegar sol antes das 10h e após as 16h.

Beba água

Com a exposição ao sol e o calor, suamos mais e perdemos muito líquido. Beber água, evita a desidratação do corpo e o ressecamento da pele. Tenha sempre uma garrafinha com você enquanto se bronzeia e nos dias seguintes também.

Mantenha a pele hidratada

Esse item tem tudo a ver com o anterior. Além de beber água, hidratar a pele com cremes ou loções após tomar sol ajuda a manter o bronze por mais tempo, uniformiza o tom e evita o ressecamento.

Na hora de escolher o hidratante, procure produtos com ativos como a manteiga de karité; aloe vera e camomila que acalmam a pele; e pantenol (vitamina B5), que promove a hidratação e tem ação antioxidante.

Conheça a linha de hidratantes corporais da farmaSesi.

Lembre-se: com a pele hidratada, você alcança um bronzeado saudável e o mantém por mais tempo.

Mude de posição durante o banho de sol para conquistar um bronze uniforme

A forma como você pega sol também afeta o bronze. Divida o tempo de exposição entre ficar de costas e de bruços e procure manter o corpo esticado para se bronzear de maneira uniforme. Tome cuidado também com acessórios como óculos, pulseiras e anéis, que podem deixar marcas.  

Consuma alimentos que ajudam no bronzeado

Claro que não poderíamos deixar a alimentação de fora! Afinal, ela está envolvida em todos os processos do nosso organismo – até mesmo na produção de melanina. Alguns nutrientes potencializam os benefícios do sol, enquanto outros reduzem seu impacto negativo. Ao consumi-los, você tem uma ajudinha extra para conquistar um bronzeado saudável.

Betacaroteno

O principal benefício do betacaroteno para quem vai se bronzear é que esse nutriente auxilia na produção de melanina, colaborando para um bronzeado saudável, mais natural e duradouro. O ideal é começar a potencializar o consumo de alimentos ricos em betacaroteno um mês antes do período em que você planeja pegar sol.

Vitamina C

Além de ser um poderoso antioxidante, a vitamina C também contribui para a absorção de betacaroteno que, como vimos, é muito importante para conquistar a cor desejada.

Vitamina E

A vitamina E também tem função antioxidante. Assim, ela ajuda a reduzir ou evitar alguns efeitos nocivos do sol sobre a pele, como o ressecamento, a formação de rugas e o aparecimento de manchas.

Alimentos ricos em betacaroteno, vitamina C ou vitamina E

Você pode incluir esses alimentos em suas refeições normalmente ou preparando sucos misturando algum deles. Essa, inclusive, é uma opção super refrescante para o verão!

Conheça alguns alimentos e suas principais vitaminas que podem contribuir para um bronzeado saudável e duradouro.

  • Abacate (vitamina E);
  • Abacaxi (vitamina C);
  • Abóbora (betacaroteno);
  • Acerola (vitamina C);
  • Amendoim (vitamina E);
  • Beterraba (betacaroteno);
  • Cenoura (betacaroteno);
  • Espinafre (betacaroteno e vitamina E);
  • Kiwi (vitamina C);
  • Laranja (vitamina C);
  • Mamão (betacaroteno);
  • Manga (vitaminas A, C e E);
  • Melancia (vitaminas A e C).

Você também pode aumentar a ingestão desses nutrientes através da suplementação de vitaminas.

Autobronzeador: opção para quem não quer pegar sol

O autobronzeador é um cosmético que interage somente com a camada mais superficial da pele, dando a ela um tom dourado sem que você precise se expor ao sol, ideal para quem tem pouco tempo para atingir o bronze desejado ou quer manter a cor mesmo nas épocas do ano em que há menos luz solar, como o inverno.

Além de não precisar da exposição solar, os autobronzeadores são atóxicos, ou seja, não oferecem risco para a pele e garantem um bronzeado saudável.

Eles estão disponíveis nas versões spray, creme e mousse. Conheça a linha de autobronzeadores da farmaSesi.

Dermoconsultores farmaSesi: nossa equipe pronta para ajudar você a conquistar um bronzeado saudável e duradouro

Você sabia que a farmaSesi conta como uma equipe de dermoconsultores? São profissionais que entendem tudo sobre pele e ajudam você a escolher os melhores produtos de acordo com as suas necessidades.

Visite uma de nossas unidades e converse com nosso time para escolher o melhor protetor solar e outros produtos para alcançar um bronzeado saudável. Esperamos por você!


 

Ver mais

BB Cream, CC Cream e DD Cream: qual a diferença?
23 de fevereiro de 2023 • 3 min de leitura

Você já deve conhecer o BB Cream ou, pelo menos, ter ouvido falar, certo? Sabe no que ele se diferencia do CC Cream e do DD Cream? Calma, estamos aqui para explicar o que significa essa verdadeira “sopa” de letras, quais os benefícios de cada um e quando devem ser utilizados. Continue lendo para saber […]

Prevenção câncer de pele
Dezembro Laranja: descubra qual o melhor protetor solar para você
16 de dezembro de 2022 • 5 min de leitura

O câncer de pele corresponde a 33% dos tumores malignos no Brasil. Confira nossas dicas para descobrir qual o melhor protetor solar para você e se proteger.