Início / Assistência Farmacêutica / Como lidar com a primeira menstruação?

Como lidar com a primeira menstruação?

Por

21 de março de 2022

A menstruação é um processo natural do corpo humano, porém ainda há muito tabu sobre o tema. E para quem nunca menstruou antes, o tabu pode ser ainda maior.

E se você quer saber mais sobre essa temática, confira abaixo algumas informações e dicas sobre a menstruação.

O que é a menstruação?

A menstruação é o fluxo de sangue provocado pela descamação das paredes uterinas que formam o endométrio, quando não ocorre a fecundação.

Vale ressaltar que não há nada de anormal ou anti-higiênico na menstruação. É um processo normal que significa que a saúde da mulher está em dia e não há motivos para se ter vergonha de falar sobre o assunto.

Quando acontece a primeira menstruação?

A primeira menstruação é um acontecimento natural que normalmente ocorre entre os 10 e 14 anos,  porém, como cada corpo é único, a idade pode variar um pouco para mais ou para menos.

Também conhecida como menarca, do ponto de vista biológico, a primeira menstruação indica que o seu corpo já está pronto para gerar um bebê, mas social e emocionalmente, ela marca o início de uma fase cheia de transformações e descobertas.

Como saber que a primeira menstruação está próxima?

A primeira menstruação é um dos principais acontecimentos da puberdade, mas não é o primeiro. Cerca de 2 a 3 anos antes dela, o corpo já começa a apresentar algumas mudanças, como a aceleração  do crescimento e o surgimento dos seios, pelos pubianos e corrimentos vaginais.

Se você já percebeu algumas dessas mudanças, não fique ansiosa! Isso não quer dizer que a sua primeira menstruação será amanhã, apenas que ela virá no tempo certo.

Como é a primeira menstruação?

Dias antes da primeira menstruação descer, você pode começar a sentir os sintomas da tensão  pré-menstrual (TPM). Não se assuste: alterações de humor, retenção de líquidos, aumento da sensibilidade das mamas, cólicas abdominais e câimbras são comuns.

Quando a primeira menstruação finalmente chegar, provavelmente você irá notar um pequeno borrão  de sangue na calcinha ou no vaso sanitário. A cor do sangue pode variar de acordo com o fluxo e com o tempo de sangramento, que costuma durar de 3 a 8 dias, mas não há um tempo “certo” ou “errado”. Se você menstruar por mais ou menos tempo saiba que não há nenhum problema.

Quais métodos de absorção usar durante a primeira menstruação?

Os absorventes externos são os mais tradicionais e usados na parte interna da calcinha. Além  deles, você pode optar também pelo absorvente interno — inseridos no canal vaginal — que podem ser usados por meninas virgens ou não. Em ambos os casos, o ideal é que você troque a cada três ou quatro horas.

O que fazer após a primeira menstruação? 

Cada mulher possui um ciclo e um fluxo menstrual diferente, por isso, após a  primeira menstruação, é muito importante que você faça a sua primeira consulta  no ginecologista para entender melhor o funcionamento do seu corpo e tirar todas as dúvidas.

Se você ainda não teve a oportunidade de conversar com os seus pais sobre o assunto, essa também é uma boa hora, até porque você precisará do auxílio deles para ir ao médico.

Não se preocupe: se você não contar, ninguém vai saber que você menstruou, mas trocar ideias e experiências com as suas amigas e com pessoas que você confia pode ajudar a encarar esse momento com mais tranquilidade, afinal, é algo normal.

Como os pais devem lidar com a primeira menstruação?

Primeiramente é importante entender que há um tabu sobre o assunto. Por isso é importante  conversar com a menina antes mesmo da primeira menstruação. Você pode abordar esse assunto seguindo algumas dicas importantes:

  • Respeito à privacidade: entenda que talvez a menina não queira falar sobre o tema. Por tanto, respeite o tempo dela e não tente falar sobre se ela não quiser;
  • Ofereça ajuda e mostre ter empatia: por conta de todo o tabu que envolve a menstruação, é importante você demonstrar que quer ajudá-la. Converse sobre qual melhor absorvente, como usá-los e descartá-los de maneira correta etc;
  • Não há necessidade de ir envolver um médico: não é porque a menina menstruou que seja necessário levá-la ao ginecologista, pelo contrário: levá-la em um especialista pode reforçar ainda mais o tabu.

Se precisar de ajuda, pode contar com a gente!

A farmaSesi possui uma rede de farmacêuticos prontos para te ajudar com essa ou outras questões. Através do Oi, farma! você pode conversar gratuitamente com um de nossos farmacêuticos. Ou, se preferir, é só ir em uma de nossas unidades mais próximas e tirar todas as suas dúvidas pessoalmente com nossa equipe. Você também pode conferir esses e outros assuntos na nossa aba de e-books. Clique aqui e confira.

Ver mais

Aliados do Sabor: Reduza o Sódio e Combata a Hipertensão com Temperos Naturais.
15 de abril de 2025 • 3 min de leitura

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma condição que afeta milhões de brasileiros e é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Aproveitamento Integral dos Alimentos: Como Reduzir o Desperdício e Maximizar os Nutrientes.
20 de março de 2025 • 2 min de leitura

Além de ser uma solução eficiente para reduzir o desperdício, essa abordagem melhora a ingestão de nutrientes e contribui para uma alimentação mais saudável e sustentável. Além disso, ingredientes como consciência e técnicas mais refinadas de preparo são imprescindíveis na hora de armazenarmos e prepararmos as nossas refeições.

O desperdício de alimentos é uma questão crítica que afeta não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro.
Desperdício de Alimentos: Hora de Mudar Esse Quadro!
7 de março de 2025 • 3 min de leitura

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2022, foram geradas 1,05 bilhão de toneladas de resíduos alimentares globalmente, o que representa quase um quinto de todos os alimentos disponíveis para os consumidores. Desse total, 60% ocorreram no âmbito doméstico, 28% nos serviços de alimentação e 12% no varejo.