Por janine
16 de dezembro de 2022A pele precisa de cuidados durante todo o ano mas, quando chega o verão e a radiação do sol é mais intensificada, precisamos dedicar uma atenção extra à proteção solar. Não à toa, em dezembro acontece a campanha Dezembro Laranja, que conscientiza sobre medidas para evitar o câncer de pele.
Na linha de frente da prevenção está o protetor solar. Por isso, preparamos um conteúdo com todas as informações que você precisa para entender qual o melhor protetor solar para você.
Boa leitura!
A maneira como o protetor solar age para proteger a pele depende da sua composição – se ele é físico ou químico.
O protetor solar físico é composto por minerais, como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio, que formam uma barreira física sobre a pele, impedindo a absorção da radiação. Já o protetor químico tem ativos que absorvem e refletem a energia solar de volta para o ambiente antes que ela penetre nas camadas mais profundas da pele.
Se você está se perguntando qual desses é o melhor protetor solar para você, saiba que ambos têm a mesma eficácia quando o assunto é proteção. A principal diferença entre eles está no fato de que os filtros físicos não são absorvidos pela pele, sendo indicados para pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia. Na dúvida, consulte um dermatologista.
Você já reparou nas siglas FPS e PPD nos rótulos de protetor solar? Elas indicam o quanto sua pele estará protegida dos raios UVA e UVB e são fundamentais para escolher o melhor protetor solar para você. Veja abaixo o que elas significam.
O Fator de Proteção Solar (FPS) protege contra os raios Ultravioleta B (UVB), que causam queimaduras na pele. O FPS determina o tempo que uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem se queimar. Por exemplo, para uma pele que, sem proteção alguma, começa a ficar avermelhada em 10 minutos, o FPS 30 multiplica esse tempo por 30 vezes, ou seja, 300 minutos (5 horas).
Já o PPD (sigla em inglês para escurecimento persistente do pigmento) mede a proteção contra os raios UVA, que aceleram o envelhecimento e causam manchas na pele. O PPD de um protetor solar deve ser de, no mínimo, um terço do FPS. Ou seja, se você utiliza FPS 30, o PPD deve ser 10. Mas quanto maior esse valor, melhor.
Importante: Tanto os raios UVA quanto os raios UVB estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de pele. Ao comprar um protetor solar, verifique se ele fornece as duas proteções.
A proteção garantida pelo FPS e pelo PPD só acontece quando o protetor é aplicado na quantidade e da maneira adequada. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar corretamente da sua pele.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica orienta que o protetor seja aplicado em todas as áreas descobertas do corpo 30 minutos antes da exposição ao sol.
Recomenda-se 2 miligramas do produto para cada centímetro do corpo. Isso significa, aproximadamente:
Mesmo com FPS alto, os dermatologistas indicam a reaplicação a cada duas horas para garantir a proteção. O protetor também deve ser novamente aplicado após atividades realizadas na água ou que causem transpiração excessiva.
Sim! O protetor solar deve ser aplicado diariamente, mesmo quando está nublado ou chovendo, já que cerca de 80% dos raios solares conseguem chegar à superfície da terra nessas condições.
Outra vez, a resposta é sim. Além dos raios solares conseguirem ultrapassar janelas, a exposição à luz visível (emitida por lâmpadas, celular, computador…) também favorece o envelhecimento precoce da pele.
É fácil se perder em meio a tantas opções: com cor ou sem, toque seco, clareador, etc… Com o avanço das pesquisas em dermocosméticos, atualmente existem diversos produtos que, além de proteger dos raios solares, também atendem a outras necessidades da sua pele.
Conheça algumas opções e saiba como escolher o melhor protetor solar para a pele do rosto.
Para quem sofre com oleosidade ou acne, existem opções oil free, oil control e toque seco.
Os protetores oil free (livres de óleo) possuem pouco ou nenhum óleo em sua composição e não deixam a pele com aspecto brilhante. Eles são indicados para pessoas com pele mista a oleosa, principalmente com a oleosidade mais concentrada na zona T.
Já os oil control possuem ativos que controlam a oleosidade em excesso produzida naturalmente pela pele, sendo ideais para pessoas com tendência a acne e peles mistas.
Os protetores com toque seco servem para aqueles que preferem a pele com um acabamento matte e mais opaco. Pode ser encontrado, muitas vezes, combinado às ações oil free ou oil control.
Não tem segredo, peles ressecadas precisam de hidratação. Busque produtos que contenham ativos para essa função em sua composição, como ácido hialurônico, vitamina E ou água termal.
Como já mencionamos, o protetor solar físico é o melhor para peles sensíveis, pois o produto constitui uma barreira física de proteção que fica sobre a pele – ou seja, não há absorção dos componentes. Procure produtos leves, sem adição de perfumes, parabenos, corantes e conservantes. Versões com ácido hialurônico ou camomila também ajudam a acalmar e restaurar a barreira de proteção da pele.
Além de substituir a base no dia a dia e amenizar manchas, o pigmento que dá cor ao protetor solar forma uma barreira que impede a luz visível (aquela emitida por computadores, smartphones, lâmpadas, etc…) de penetrar na pele. Eles estão disponíveis em diversos tons, desde as peles claras até as negras.
Existem no mercado produtos com as duas funções ou com apenas uma delas. Para o tratamento de manchas, além da ação despigmentante, é importante que o protetor tenha cor – principalmente para pessoas com melasma. E claro, um FPS alto, já que os raios UV são os principais responsáveis pelo surgimento das manchas e envelhecimento precoce da pele.
E se você pratica esportes, o ideal é optar por produtos resistentes à água/suor e de rápida absorção. Eles estão disponíveis nas mais diversas texturas, desde os em creme até aerosol.
Todos os anos, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), registra cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. Esse número corresponde a 33% dos casos de todos os tipos de câncer no país.
Utilizar protetor solar diariamente e evitar se expor ao sol nos horários de maior incidência de radiação (entre 10h e 16h) são medidas simples que ajudam a evitar o surgimento da doença.
Fique atento aos sinais que seu corpo dá! Aprenda a identificar manchas suspeitas com o método ABCDE:
Ao suspeitar de alguma marca ou mancha na sua pele, procure um dermatologista.
E lembre-se de se proteger utilizando protetor solar. Baixe o nosso e-book Cuidados com a pele no verão e confira mais dicas!
O Novembro Azul é um movimento mundial que visa conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens.O que é o Câncer de Próstata? A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. […]
“Nosso prato é o primeiro remédio.”. Essa afirmação, atribuída a Hipócrates, resume a poderosa conexãoentre a alimentação e a saúde. A cada mordida, escolhemos não apenas o sabor, mas também o futuro da nossa saúde. Dados da OMSrevelam que cerca de 70% das mortes prematuras são causadas por doenças crônicas não transmissíveis,muitas delas diretamente ligadas […]
O Brasil está envelhecendo. Hoje, mais de 30 milhões de pessoas no país têm 60 anos ou mais, um número que tende a crescer significativamente nas próximas décadas. Estima-se que, até 2070, os idosos representarão 35% da população brasileira. Nesse cenário, a busca por saúde e qualidade de vida na terceira idade se torna uma […]