Por
6 de abril de 2022A meningite é uma doença que pode ser causada tanto por vírus quanto por bactéria e, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 5 milhões de pessoas no mundo são atingidas anualmente pela doença.
Ela é uma doença ocasionada pela infecção das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada tanto por vírus quanto por bactérias.
Em casos mais graves da doença, geralmente os de origem bacteriana, há probabilidade de morte em até 48 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas.
Existem dois tipos da doença: a bacteriana e a viral. A transmissão de ambas se dá da mesma maneira, através de gotículas de saliva expelidas através da fala, beijo, espirro e tosse.
Vale destacar que as crianças entre 6 meses a 1 ano são mais vulneráveis à meningite pois, geralmente, ainda não desenvolveram anticorpos contra a doença.
Os sintomas da forma viral da meningite são muito semelhantes aos sintomas da gripe como resfriados, como febre, mal-estar, dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, perda de apetite, sensibilidade à luz e perda do apetite.
Já na forma bacteriana da doença, a mais grave, os sintomas são mais agudos como mal-estar, febre alta, dores de cabeça e pescoço e, em algumas vezes, manchas vermelhas pelo corpo.
A principal forma de prevenir tanto a meningite bacteriana quanto a viral, além de todas as suas variantes, é através da vacinação no período da infância. Seguindo o calendário vacinal da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), a recomendação é que seja seguido o seguinte esquema vacinal:
Importantes para a prevenção da meningite meningocócica dos tipos A,C,W e Y, ela evita que a doença evolua para suas formas mais graves.
A indicação é que a vacina seja aplicada a partir dos três meses de idade. A recomendação é que seja feita no seguinte esquema:
Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de 5 anos.
Já para adultos, recomenda-se dose única, dependendo do risco epidemiológico ou condição de saúde.
Como o próprio nome já diz, essa vacina previne a meningite meningocócica do tipo B, evitando que ela evolua para meningite ou outras doenças graves.
A indicação é que essa vacina seja aplicada a partir dos 3 meses de idade, com o seguinte esquema:
Diferente das demais vacinas citadas, a vacina hexavalente previne não só contra a meningite (nesse caso a forma meningocócica por Haemophilus influenzae do tipo B), mas também contra difteria, tétano, coqueluche acelular, hepatite b e poliomielite.
A recomendação é que ela seja aplicada a partir dos dois meses de idade, no seguinte esquema:
A farmaSesi conta com salas de imunização para aplicação das vacinas contra a meningite, além de vacinas contra outras doenças. Vale destacar que a disponibilidade varia conforme o estoque da unidade. O cliente compra a vacina e ela é aplicada gratuitamente por um de nossos farmacêuticos.
Para uma melhor experiência das crianças, possuímos a Beea, um pequeno dispositivo em formato de abelha que ajuda a diminuir a dor nesses procedimentos em até 88%. Isso porque a combinação da vibração mecânica e o frio, inibe a dor, tornando as injeções e outros procedimentos com agulha muito mais tranquilos e sem estresse.
O primeiro passo para aplicação da vacina é conferir os nossos endereços. Para isso, basta clicar aqui.
Após, basta enviar a receita ou calendário de vacinação da criança por e-mail, pelo WhatsApp ou presencialmente. Na sequência, um de nossos farmacêuticos fará contato para agendar o melhor dia e horário para aplicação da vacina.
“Nosso prato é o primeiro remédio.”. Essa afirmação, atribuída a Hipócrates, resume a poderosa conexãoentre a alimentação e a saúde. A cada mordida, escolhemos não apenas o sabor, mas também o futuro da nossa saúde. Dados da OMSrevelam que cerca de 70% das mortes prematuras são causadas por doenças crônicas não transmissíveis,muitas delas diretamente ligadas […]
O Brasil está envelhecendo. Hoje, mais de 30 milhões de pessoas no país têm 60 anos ou mais, um número que tende a crescer significativamente nas próximas décadas. Estima-se que, até 2070, os idosos representarão 35% da população brasileira. Nesse cenário, a busca por saúde e qualidade de vida na terceira idade se torna uma […]
A respiração, ato fundamental para a vida, vai muito além de simplesmente inspirar e expirar.Ela é a ponte entre o nosso corpo e o mundo exterior, fornecendo o oxigênio necessário para todas as nossas células e eliminando o gás carbônico produzido pelo metabolismo.Mas, o que você sabe sobre a sua respiração? Você sabia, por exemplo, […]